Skip to the content.

Qualificador wẽ

Essa palavra pode ter vários significados, dependendo de onde é usada. Por isso é importante analisar onde ela aparece e o contexto.

Conectado a verbos

Quando ela aparece logo após o verbo, ela então se conecta a esse verbo. Neste caso ela poderia ser chamada também de advérbio, como é em português.

Também pode mudar o sentido de um verbo, formando um verbo frasal (quando é composto de mais de uma palavra). Quando ocorre conectado a um verbo que perde a sílaba final, este verbo volta à sua forma original (sem perda de sílabas)

Com o na

Quando usado com o na ele poderia ser traduzido como “bondosamente, corretamente”, ou “de forma boa, correta, bem feita”, ou ainda “que é bom, que é correto”, ou simplesmente como “bem”. Neste caso ele ganha um ĩ ficando ĩwẽ na, e também não fica conectado ao verbo.

Conectado a substantivos

Ao conectar com substantivos, o wẽ forma uma locução substantiva, quando várias palavras juntas tem a função de um único substantivo. Por exemplo, em português a locução “O bom juiz de futebol” se refere a um único substantivo, dando uma qualidade ao juiz e especificando de qual área ele é. Em xavante é comum várias palavras formarem uma locução, seja substantiva ou com outra função. Nessas locuções, o wẽ pode dar o sentido de bom, correto, justo.

Sozinho

Quando usado sozinho com a forma ĩwẽ pode qualificar o substantivo como “bom, correto, justo, etc”. Pode também significar apenas “o que é bom”, “o bem”.